3.1 // LGBT3.4 // SAÚDE

1º ambulatório para tratamento de pessoas trans é criado em Salvador

O Ministério da Saúde publicou a licitação na última sexta-feira (06) no Diário Oficial que autoriza habilitação do ambulatório transexualizador no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes), na Bahia.

O novo setor é considerado uma grande conquista da população trans baiana que espera pela portaria desde novembro de 2016, quando começou a análise. A decisão foi assinada através do ministro da saúde, Gilberto Occhi, que indica que a unidade receberá repasses para a manutenção. Ainda não há data para o início do atendimento.

“O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência mensal dos recursos financeiros ao Fundo Estadual de Saúde da Bahia, em conformidade com a produção de serviços aprovada e registrada pelo gestor na Base de Dados Nacional dos Sistemas de Informações do SUS, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção à Saúde”, afirma a portaria.

De acordo com o Correio 24 Horas, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que com a abertura do ambulatório será muito provável o lançamento de uma lista única de marcação para permitir que a população dos 417 municípios possa ter acesso ao serviço.

Fonte: Observatório G

Fotos: Reprodução

saiba antes via instagram @revista.maisjr