3.1 // LGBT

‘A sociedade está assimilando melhor a cidadania do homossexual’

Marta tem história pela luta dos direitos de homossexuais desde a década de 1990 na Câmara dos Deputados  

Autora do Projeto de Lei do Senado (PLS) 612 que pretende alterar o Código Civil para reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) disse acreditar que o Senado está mais maduro. O projeto foi aprovado por unanimidade na semana passada.

“Acredito que tenha sido uma demonstração da maturidade do Senado”, disse Marta à revista Veja. “O tempo muda convicções e deu para perceber pela votação que a sociedade está assimilando melhor a questão do respeito e da cidadania do homossexual.”

“Se fosse há dez anos, esse projeto não teria sido aprovado. Quando apresentei a proposta em 1995, não se podia nem usar a palavra ‘casamento’, usávamos ‘parceria civil entre pessoas do mesmo sexo”, disse Marta.

Sobre a aprovação do projeto na Câmara, para onde ele vai depois do Senado, Marta acredita que os parlamentares conservadores vão conseguir explicar ao seu eleitorado que esse direito dos homossexuais já foi conquistado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011 e que o projeto apenas torna lei uma decisão do STF.

saiba antes via instagram @revista.maisjr