- MUNDO3.1 // LGBT

Ativistas formam bandeira do arco-íris com camisas de seleções na Copa

Seis nacionalidades, uma bandeira, um protesto. O projeto “The Hidden Flag” (A Bandeira Escondida) organizada pela Federacion Estatal LGBT, de Madrid, na Espanha, foi uma esperta manifestação pelos direitos homoafetivos que aconteceu em Moscou e viralizou nas redes sociais russas no fim de semana.

Seis ativistas LGBT de diferentes países simplesmente vestiram as camisas de suas seleções e caminharam por Moscou tirando fotos. O que parece apenas atitude normal de um grupo turistas no país da Copa, se mostra um ato político nas imagens: pelas cores de cada uniforme, e posicionamento das pessoas na foto, eles formam uma escondida bandeira arco-íris, o grande ícone da comunidade LGBT.

“Ainda há países onde a homossexualidade é perseguida e símbolos como a bandeira estão proibidos, inclusive com penas de prisão. A Rússia é um deles”, diz a página criada para o projeto.

Aproveitando a Copa do Mundo e o mês do orgulho LGBT, a organização decidiu levar a bandeiras às ruas de Moscou, em forma de denúncia, e em plena luz do dia. Como? Usando algo que passaria despercebido em dias de Mundial: camisas de futebol.

Ativistas da Espanha, Holanda, Brasil, México, Argentina e Colômbia foram chamados e formaram as cores do protesto. Nas fotos, eles posam em pontos turísticos de Moscou, como a Praça Vermelha e o metrô da cidade. As imagens foram compartilhadas por russos no VK, principal rede social do país de Putin.

Usando o amarelo da bandeira, representado por uma camisa da seleção com o nome de Neymar nas costas, Elói Júnior é o representante brasileiro no protesto.

– Meu namorado disse: “você tá maluco? É muito perigoso”. E eu disse “o risco não me importa, é um projeto que quero muito participar”. De cara é o projeto mais emocionante que participei na minha vida. Venho de uma família conservadora e de uma cidade muito pequena, então não foi fácil pra mim e pra minha irmã, que também é gay. Por isso fiquei tão animado de formar o nosso arco-íris de forma tão inesperada. Espero que toque o coração de muita gente. É um chamado de amor – disse o publicitário.

 - REVISTA MAISJR

Fonte: O Globo

Foto: Reprodução/Internet

saiba antes via instagram @revista.maisjr