3.0 // MANUAL3.3 // BELEZA

Biotina é o segredo para ter pele boa e cabelos bonitos

Conhecida como vitamina B7 ou vitamina H (H de Haar und Haut em alemão, “cabelo e pele” em português), a biotina é uma substância presente no corpo e em alguns alimentos. No cabelo, reforça a matriz capilar responsável pela força do fio e ajuda a reduzir a queda.

“A biotina é um cofator enzimático presente em todas as células vivas, principalmente ligada às proteínas e peptídeos, que são agrupamentos de aminoácidos”, explica Sonia Corazza, engenheira química especializada em Cosmetologia.

O cabelo é constituído, principalmente, por uma proteína chamada queratina, que é formada por uma série de peptídeos e estes são formados por uma série de aminoácidos. Portanto, até nos fios de cabelo encontramos biotina.

Vitaminas do complexo B

Elas são essenciais para pele, unhas e cabelo saudáveis, pois desempenham papéis importantes no metabolismo celular. Também são responsáveis por transformar os carboidratos, as gorduras e as proteínas em energia e utilizá-los para reparar os tecidos corporais. O complexo que, além da biotina, inclui a tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólicos, contribui ainda para a saúde emocional e mental do ser humano.

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em alimentos variados, como iogurte, arroz integral, gema de ovo, sardinha, banana, nozes, brócolis, aveia e feijão. É possível ainda ingeri-las por meio de suplementação.

Biotina para os cabelos

Uma boa dica pra você que vai dar uma passadinha na farmácia mais tarde é o combo Shampoo e Condicionador Engrossa e Dá Volume + Biotin & Collagen, que ajuda a dar volume aos fios e combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da fibra capilar. Assim, os cabelos ganham mais brilho e corpo. Enquanto a biotina ajuda no crescimento e formação das células, evitando a queda dos fios, o colágeno preserva a textura e espessura do cabelo. Já a proteína do trigo hidrolisada retém a hidratação.

saiba antes via instagram @revista.maisjr