3.0 // MANUAL3.3 // BELEZA

Dermatologista fala sobre aqueles problemas comuns que incomodam a todos

Cuidar da pele é sempre do interesse de todos, a dermatologista Fernanda Seabrav deu algumas dicas de como cuidar melhor da pele em relações aos problemas mais comuns que todos enfrentam.

 

Qual a melhor maneira de controlar a oleosidade da pele?

Os cuidados já começam no banho! Evite água muito quente, esta remove a oleosidade natural da sua pele, e estimula as glândulas a produzir mais sebo.

A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto e não lave o rosto várias vezes ao dia! Além de retirar o sebo, também é removida toda a hidratação natural da pele e, como resposta, o organismo também produz mais óleo.

O sol é outro fator que aumenta a oleosidade da pele. Isso porque as glândulas sebáceas se tornam mais produtivas nos dias mais quentes. Prefira filtro solares com ação antioleosidade e que tenham FPS 30, no mínimo, que é o indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

É verdade que alguns alimentos contribuem para a aparição da acne? Quais são eles?

Sim. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a principal vilã não é a gordura, e sim os carboidratos refinados – como pão, macarrão e biscoitos feitos com farinha branca, além dos doces em geral. Eles elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e a secreção de insulina, o que estimula as glândulas sebáceas.

 

Tem algum alimento que ajuda no controle?

Alimentos que contenham vitamina A, como a cenoura, mamão, espinafre e manga – têm poder antioxidante e diminuem a oleosidade por ajudarem na regulação a produção das glândulas sebáceas. Já os que apresentam as vitaminas C ou E – como é o caso da laranja, da uva, das frutas vermelhas e das amêndoas – são ótimos para essa função por também serem antioxidantes e cicatrizarem, com mais facilidade, os cravos e espinhas que costumam surgir na pele oleosa.

A carência de zinco, substância encontrada no trigo, castanhas, cereais e legumes, pode ser responsável pelo aumento da oleosidade da pele. O zinco age diretamente na queratina produzida pela pele, impede a obstrução dos poros e regula a produção de brilho.

 

Quais os benefícios da limpeza de pele?

A limpeza de pele garante sua beleza natural, elimina impurezas e deixa a pele mais saudável. Quando feita regularmente pode trazer ainda mais benefícios, como a diminuição do excesso de oleosidade, prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento de manchas. O tratamento é individualizado, com produtos adequados ao seu tipo de pele, garantindo, assim, a eficácia da limpeza, sem que haja descamação ou vermelhidão.

 

Existe algum método para controlar as olheiras? Como evita-las?

O primeiro passo é definir a causa! As olheiras podem ter fatores genéticos, porém as razões são diversas. Em peles morenas pode ser por hiperpigmentação, que resulta em manchas acastanhadas. Já em peles claras ocorre aumento de vascularização na área e a coloração é mais arroxeada. E por fim o envelhecimento que é responsável pelo desabamento da região mala, o que torna a olheira mais aparente. Após a identificação da causa, o médico saberá tratar cada caso de forma individualizada.

 

Qual a importância de usar o filtro solar diariamente? Qual FPS adequado para cada tipo de pele?

A principal importância do protetor solar é a proteção contra o câncer de pele, ele deve ser aplicado a cada 3 horas e ter FPS 30, no mínimo, que é o indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além disso, ele previne contra as manchas causadas pelo sol, ajuda no controle do melasma e da rosácea. O dermatologista o orientará sobre o produto mais indicado para o seu tipo de pele!

 

Dra. Fernanda Seabra é dermatologista e Especialista em Cirurgia Dermatológica e Mohs, da Aliança Instituto de Oncologia

CRM DF 19443/RQE 15047

saiba antes via instagram @revista.maisjr