3.0 // MANUAL3.3 // BELEZA

Dicas para o seu cabelo

De alguns anos para cá, os homens estão rompendo o tabu e se preocupando mais com os cuidados pessoais. Nos últimos cinco anos, o mercado brasileiro de produtos cosméticos direcionados ao público masculino cresceu 69,7%*, o que coloca o país em segundo lugar no ranking mundial, representando 13%* do volume total de vendas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O mercado de produtos cosméticos masculinos cresce cerca de 7% ao ano no país, com um volume de vendas anual na casa dos 6,7 milhões*. Entre as principais preocupações dos homens, estão os cuidados com os cabelos, que ocupam a terceira posição no Brasil, com crescimento estimado em 38%.

Para atender o público masculino, as marcas passaram a investir mais neste nicho, desenvolvendo produtos específicos, como tônicos, shampoos, condicionadores e finalizadores.

Dúvidas e preconceito

Apesar do crescimento expressivo do mercado, ainda existe alguma resistência devido ao preconceito de que “homem não cuida da beleza”, gerando dúvidas que podem resultar em tratamentos não indicados ao tipo dos cabelos. Entre elas, o tipo ideal de corte para cada tipo de rosto, rotina diária, combate à queda e caspa, além de quais são os produtos indicados para diferentes tipos estrutura dos fios.

Confira 5 dicas para cuidar dos fios de forma prática e promover a saúde capilar através dos procedimentos e uso dos produtos corretos:

1 – Higiene

Os cabelos acumulam impurezas durante o dia, facilitando a ação de bactérias e fungos que podem causar danos à saúde. Por isso, é importante realizar a higienização diária com shampoo e condicionador. Após a lavagem, secar bem com a toalha e aplicar finalizador com filtro solar e hidratantes.

Dica extra: prefira sempre a água em temperatura fria, para fechar os poros e garantir brilho natural aos fios.

2 – Caspa

Os incômodos pontinhos brancos irritam e constrangem, por isso, investir em shampoos anticaspa e evitar o uso excessivo de bonés, toucas ou chapéus, contribui para a saúde do couro cabeludo. Além disso, dormir com os cabelos molhados e não aplicar condicionador, finalizador ou máscara próximo à raiz capilar, também ajuda a evitar o problema.

Dica extra: caso os cuidados não surtam efeito, é importante procurar um dermatologista para diagnóstico e tratamento intensivos.

3 – Queda

Um dos maiores pesadelos dos homens, é o de ficar calvo. A queda dos fios pode estar relacionada à questões genéticas, hormonais e também à, alimentação. Os alimentos são a principal fonte de vitaminas e nutrientes necessários para manter a saúde capilar em dia. Através dela, os fios se mantêm vivos e fortes. Ferro, Cobre, Zinco, Iodo e Cálcio, contribuem diretamente nos cabelos, não devendo faltar na ingestão diária. Embora não tenha cura, a calvície pode ser controlada através do uso de medicamentos e a queda de cabelo pode ser combatida com suplementação e cuidados diários.

Dica extra: Invista em suplementos específicos para cabelos masculinos, como o Luminus Men, complexo vitamínico 100% natural que estimula o crescimento acelerado, fortalece os fios e o couro cabeludo e auxilia o combate à queda dos fios.

4 – Hidratação

Quem disse que homem não hidrata os cabelos? Não só pode, como deve! E para isso, é importante investir em produtos como condicionadores de uso diário, máscaras e tônicos, que além de deixarem os cabelos macios, ainda promovem brilho e crescimento saudável.

Dica extra: use o Growth Scalp Tonic, da Luminus, que com fórmula rica em proteínas, estimula o crescimento e volume dos vai garantir cabelos através da hidratação do bulbo.

Com alguma disciplina e paciência, é possível manter os fios sempre em dia, hidratados, macios e sem caspa. Investir em um bom cabeleireiro ou barbeiro o corte certo para cada tipo de rosto e preferência, deixando o visual mais alinhado. O mercado está preparado para atender todas as necessidades masculinas, é só aproveitar!

saiba antes via instagram @revista.maisjr