2.0 // ENTRETENIMENTO

Festival de curta exibe filme sobre casa de convivência trans

Desigualdades sociais, de gênero, corpos, localidades, identidades. O Cine Birita volta ao Avareza Beer & Burger no dia 17 de fevereiro (domingo) para sua 9ª edição trazendo quatro filmes que questionam a sociedade que temos e qual modelo de sociedade queremos.

Um dos curtas da programação é o ‘Sob o mesmo teto’, do Coletivo Olho Vivo. Trata-se de um curta-documentário sobre a Casa Nem, um espaço de luta e empoderamento que nasceu em um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, a Lapa. “Trans-correndo pelas histórias dos sujeitos que lhe deram vida, o filme fala sobre dores, afetos e alegrias. Sobre trans-sujeitos que fizeram (r)existir esse espaço que modificou suas vidas e de todos aqueles que dele fizeram parte”, diz a sinopse do filme.

Também estão na programação os seguintes títulos:

‘A gaveta’ (dir. Adriano Gomez): Ricardo é um jovem da periferia em busca de sonhos, que vê a vida tomando um rumo inesperado até ser corrompido pela promessa de luxo e dinheiro fácil feita pelo seu primo, um criminoso procurado.

‘Cartas sobre nosso lugar’ (dir. Rayane Penha): O documentário apresenta histórias de mulheres que moram e trabalham no garimpo do Vila Nova interior do Amapá. Mostra a força e o poder místico dessas mulheres que se materializam em suas realidades. Mulheres que resistem aos conflitos que fazem parte do universo do garimpo, trabalhadoras, mães, filhas, prostitutas, todas elas vivendo em um universo que parece paralelo ao resto do mundo, uma comunidade de garimpeiros com suas próprias leis e seus próprios comandos, onde enriquecer através do ouro é o único objetivo dos homens. O documentário mostra o cotidiano dessas mulheres através do olhar da diretora do filme que foi moradora da localidade.

‘Por cuecas e meias’ (dir. Gustavo Hon): Até onde um artista incompreendido pode ir ao se desiludir com a arte? ‘Por Cuecas e Meias’ levanta uma discussão sobre o lugar do artista e da arte em uma sociedade de classes.

O Avareza Beer & Burger fica na Rua Augusta, 591. A casa abre às 18h, e os filmes começarão a ser exibidos às 20h. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Entrada gratuita.

saiba antes via instagram @revista.maisjr