3.1 // LGBT

Funcionários de shopping do MT participam de palestra sobre direitos dos LGBT’s

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) realiza palestras para orientar funcionários de estabelecimentos comerciais de como agir em diversas situações que envolvam o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis e transexuais).

Em parceria com a Sesp, 47 funcionários do shopping 3 Américas, em Cuiabá, receberam, por dois dias, as orientações do GECCH. A maioria dos prestadores de serviço foi da equipe de segurança.

Entre os temas abordados na palestra, que dura cerca de duas horas, estão, por exemplo, o uso do banheiro por transgêneros (pessoa que se identifica com o gênero diferente ao sexo atribuído no nascimento) e a garantia de atender o cliente homossexual sem discriminação.

Relatos de casais do mesmo sexo que enfrentam algum tipo de constrangimentos e não se sentem seguros em manifestar o afeto em público não são raros. A violência contra a população LGBT se expressa, por exemplo, por meio de insultos, piadas, agressão física e discriminação em diversificados locais, o que inclui shopping.

Participaram das palestras, que devem ser realizadas em outros shoppings de Cuiabá e com empresas de segurança que prestam serviço em eventos, dois militares que integram o Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia. “A palestra é aberta para que dúvidas sejam esclarecidas. É também uma troca de experiências”, completa o major.

saiba antes via instagram @revista.maisjr