- MUNDO3.1 // LGBT

Igreja evangélica vai fazer casamentos gay… na Alemanha

Homossexuais da Alemanha que fizerem questão do casamento religioso poderão contar com o apoio da Igreja Evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlaustiz que já aprovou a união de pessoas do mesmo sexo.

Os casamentos poderão ser realizados a partir de 1º de julho segundo a decisão do sínodo que votou a favor da proposta. Foram 91 votos a favor e dez contra. A reunião aconteceu em Berlim no último sábado e fez com que a Igreja Evangélica se tornasse a terceira denominação protestante do país a permitir a união religiosa de casais formados por pessoas do mesmo sexo.

O bispo de Berlim, Markus Dröge, afirmou ao jornal “Tagesspiegel” que a decisão atende à necessidade de acolher a todos os casais que queiram formar uma família.

Desde 2002 a igreja evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlausitz vem abençoando uniões gays, mas o ofício não era chamado de casamento. Com a decisão, os casais passarão a ser realmente casados pela igreja.

Com isso, os nomes dos casais serão inclusos nos registros da igreja e ainda poderá realizar a troca de alianças, algo que não era autorizado no ofício anterior.

O casamento gay não tem apoio de todos os pastores da denominação, por isso, ficou decidido que nos próximos cinco anos eles poderão se recusar a oficiar essas cerimonias alegando motivos de consciência.

saiba antes via instagram @revista.maisjr