3.0 // MANUAL3.3 // BELEZA

Os nove cuidados que todo homem deve saber na hora de fazer a barba

Cada vez mais os homens estão se preocupando com a aparência mas poucos sabem quais são os cuidados para fazer a barba e não prejudicar a pele, o que ajuda e o que pode prejudicar na hora do barbear e do resultado final. Pensando nisso, o Doutor João Gabriel Nunes, médico tricologista, listou os cuidados que todo homem deve saber na hora de fazer a barba.

1. Esfolie o rosto antes da barba

A esfoliação ajuda a amolecer as fibras do folículo da barba e facilitar o barbear, além de remover as impurezas e resíduos de poluição.

2. Evite água quente. Use água morna

Antes de aplicar a espuma de barbear umedeça a área com água morna. Esse procedimento facilita a absorção dos ativos da espuma na haste da barba, facilita e passagem das lâminas. Mas atenção! Não use água muito quente pois pode causar inflamação e aumentar a sensibilidade da pele.

3. Use a espuma para se barbear

A espuma de barbear facilita a passagem das lâminas, melhora a precisão do corte e diminui o atrito com a pele. Existem marcas de espumas de barbear que têm ingredientes emolientes e hidratantes que já substituem o pós barba.

4. Não use a força para se barbearO uso da força pode provocar lesões e cicatrizes na pele do rosto. O próprio peso do barbeador é o suficiente para um barbear rente e preciso.

5. Faça a barba no sentido dos fios

A maneira correta é se barbear com as lâminas no sentido do fio. Isso evita que os pelos encravem e provoquem inflamações.

6. Limpe a lâmina

Lave a lâmina a cada vez que o barbeador for usado, a lavagem remove os fios e a espuma após cada passagem da lâmina. Isso facilita a precisão do corte e resulta em um barbear mais harmônico e perfeito.

7.  Vida útil da lâmina

Troque a lâmina de barbear a cada 20 dias em média. Uma lâmina antiga, ou mal conservada, pode gerar dermatites ou micoses profundas devido a presença de oxidação e acúmulo de fungos e bactérias.


8. Seque a pele com calma

Após fazer a barba seque o rosto fazendo movimentos suaves com a toalha. Esfregar pode causar vermelhidão e aumentar a inflamação. Após a secagem pode ser usado água termal ou loções pós barba

9. Use creme pós barba

Hoje em dia existem loções pós barba para os diferentes tipos de pele.  O uso do creme pós barba ajuda a hidratar a pele e anestesiar a barba recém aparada. O pós barba ajuda a proteger a pele de agentes químicos e da poluição principalmente, além de prevenir a inflamação dos folículos (foliculite de barba). Os mais indicados são loções com PH fisiológico, sem parabenos e com ativos anestésicos como aloe vera e mentol.

saiba antes via instagram @revista.maisjr