3.1 // LGBT

Pesquisador lança portal que reúne trabalhos com temática LGBT

Com o objetivo de facilitar a pesquisa e o acesso a produções acadêmicas com a temática LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), o paulistano Bernardo de Souza Dantas Fico, de 23 anos, pesquisador formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo), criou uma plataforma que reúne em um só lugar diversos materiais sobre o assunto.

O site LGBTeses, assim batizado, foi lançado no início de agosto deste ano e conta com mais de 200 trabalhos catalogados, todos disponíveis para consulta e download. É possível encontrar teses de graduação, de mestrado ou de doutorado, artigos jornalísticos e de iniciação científica, vídeos e curtas, relatórios, cartilhas, entre outros.

Os trabalhos se debruçam sobre a discussão a respeito de questões de identidade de gênero e sexualidade em diferentes áreas do conhecimento. Segundo Bernardo, havia dificuldade de encontrar tais materiais de referência de maneira sistematizada. Foi aí que surgiu a ideia do acervo, em 2015, quando ele apresentou o seu projeto de tese de graduação.

“No site eu tento juntar artigos, teses, notícias, vídeos que tenham várias abordagens, tanto materiais mais lúdicos, como materiais mais focados na academia mesmo. Acho, inclusive, que isso ajuda a gente a saber quais os temas que já foram explorados, o que ainda tem pra estudar, e dá mesmo uma noção de sistematicidade, para que as pessoas possam ter ideia de ‘onde estamos’ no tema hoje”, pontuou o pesquisador.

Pra enviar os trabalhos, basta mandar e-mail para lgbteses@gmail.com com o título “Contribuição” e o material anexado. No corpo do e-mail, inclua informações a respeito do material caso julgue necessário.

saiba antes via instagram @revista.maisjr