3.4 // SAÚDE

Prepare-se para o final de semana na quarta-feira! Como? Entenda!

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Shutterstock) 

Tem quem viva o final de semana I-N-T-E-N-S-A-M-E-N-T-E! Mas, quando a farra acaba e a rotina precisa voltar ao normal, muitos possuem dificuldades para dormir. O psicólogo cognitivo comportamental  Bruno Farias dá dicas de como isso pode ser feito sem que você passe por apertos quando o assunto é deitar a cabeça no travesseiro!

“Em primeiro lugar temos que lembrar que a qualidade do sono é até mais importante do que a nossa alimentação para mantermos uma boa saúde. Desta forma, evitamos doenças neurológicas, cardíacas, Alzheimer e até mesmo Parkson”, diz.

DICAS 

“Os especialistas do sono dizem que não tem problema passar uma pequena fase aproveitando, dando esta descontraída. Mas é de suma importância de que, quando esta fase terminar, você esteja preparado para retornar a qualidade do sono”.

O profissional explica que é preciso ter um preparo antes de dormir. “Uma meia-hora antes é interessante não mexer no celular e não entrar em um assunto mais sério. A nossa cultura não tem esse costume. Não nos damos conta de que estas luzes são muito fortes, estimulam nosso cérebro e dificultam a entrada do sono. Se a pessoa tira uma meia hora para não fazer nada, quem sabe dar uma lida a meia-luz ou uma relaxada, pode conduzir com que ela entre no sono com mais qualidade”.

Bruno alerta que é preciso atenção quanto à alimentação antes de dormir. “Nada gorduroso, ácido… quanto mais leve, nutritivo e saudável, melhor. Uma dica bacana descoberta através de pesquisadores do Canadá é que você vai conseguir retornar a qualidade do sono se preparar para esta fase de bagunça”, comenta.

“Se eu tenho alguns trabalhos pendentes e uma  agenda apertada, é interessante não deixar para depois das festas para que, depois da diversão, a rotina seja retomada de maneira mais processual; progressiva. me divertir, aproveitar, e quando acabarem, retomarei a minha rotina de uma forma mais processual, progressiva. Desta forma, o retorno para as atividades é mais saudável e equilibrado”, finaliza.

E você? Já tem agenda para este final de semana? Deixe nos comentários abaixo! 

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