3.1 // LGBT

Primeira-ministra da Sérvia participa da Parada Gay de Belgrado

A primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabic, lésbica, participou da Parada Gay de Belgrado neste domingo (17), onde afirmou que seu país “não é homofóbico” e que sua nomeação em junho foi “um passo enorme” para a construção de uma sociedade tolerante.

Centenas de pessoas se juntaram ao desfile na capital sérvia, que transcorreu sem incidentes pelo quarto ano seguido. Brnabic, de 41 anos, tornou-se há três meses a primeira mulher chefe de um governo na Sérvia, país de sete milhões de habitantes, em sua maioria cristãos ortodoxos.

Segurando uma enorme bandeira arco-íris, os manifestantes se encaminharam até a Praça da República, em um percurso vigiado por um significativo dispositivo policial, constatou um jornalista da AFP. Outros dois ministros, assim como o prefeito de Belgrado, Sinisa Mali, também participaram.

A presença de um primeiro-ministro na Parada Gay é um gesto sem precedentes em um país muito tradicionalista – que negocia sua adesão à União Europeia (UE) -, onde os defensores dos direitos dos homossexuais esperam que ela apoie suas reivindicações.

saiba antes via instagram @revista.maisjr