3.0 // MANUAL3.1 // LGBT

Reino Unido anuncia plano para vetar cura gay antes de 2020

O Reino Unido anunciou este mês um plano para acabar com as terapias de “conversão” de orientação sexual. A iniciativa foi tomada depois de uma pesquisa realizada com 108 mil membros da comunidade. A previsão é que o plano entre em vigor antes 2020 com uma lei que proíba esse tipo de terapia.

O Governo britânico também pretende criar um fundo de 4,5 milhões de libras (cerca de 22 milhões) para as ações anti-homofobia como um programa de combate ao bullying nas escolas e nomeação de um conselheiro nacional da saúde LGBT.

“A orientação sexual de uma pessoa e a identidade de gênero são uma parte natural, normal de cada um, e não algo que possa ou deva ser mudado”, disse Laura Russell, coordenadora política da ONG LGBT Stonewall, em Londres.

Um dos dados divulgados pela pesquisa mostra que 2% admite ter recorrido a terapias de “conversão sexual”, e 5% diz que já recebeu propostas para participar da terapia. O estudo ainda mostra que dois terços tem medo de andar de mãos dadas com o parceiro em público. Esses dados incentivaram o governo a criar a iniciativa.

Hoje o sistema de saúde britânico oferece apenas terapias de conversa para a comunidade LGBT com um médico terapeuta para as situações de difícil aceitação da orientação sexual, para lidar com reações das outras pessoas, baixa autoestima, pensamentos suicidas e depressão, além do medo e violência em lugares públicos.

Alguns grupos religiosos e clínicas particulares ainda anunciam na internet e em locais de reunião em Londres a chamada “cura gay”, usando frases como “terapia reparativa” ou “libertação homossexual”. Pesquisa da ONG Stonewall em 2015 revelou que uma em cada dez equipes de saúde e assistência social no Reino Unido “testemunhou colegas dizendo que gays, lésbicas e bissexuais podem se ‘curar’”.

O Reino Unido ainda não divulgou qual vai ser a punição para quem descumprir a lei que proibirá essas terapias.

Fonte: Folha de SP

saiba antes via instagram @revista.maisjr