3.0 // MANUAL3.4 // SAÚDE

Seis problemas bucais comuns que vão além das cáries

Consultar o dentista regularmente e manter uma boa saúde bucal estão entre as principais formas de prevenir doenças dentárias. Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, entre os problemas que mais levam pessoas aos consultórios estão a cárie, gengivite, periodontite, retração gengival, bruxismo e mau hálito. “Na maioria das vezes, esses problemas seriam evitados se o indivíduo tomasse alguns cuidados simples, como manter bons hábitos de higiene dental e ir regularmente ao dentista”, afirma.

Confira abaixo os problemas bucais mais comuns e veja quais as medidas a serem tomadas:

Gengivite

A gengivite acontece quando a placa bacteriana fica concentrada entre a base do dente e a gengiva, irritando o tecido e, consequentemente, provocando inflamação. “O principal sintoma é o inchaço, sensibilidade e sangramento da gengiva durante a escovação e o uso de fio dental”, informa a dentista. “A maior recomendação é manter uma boa higiene bucal, principalmente com o uso do fio dental”.

Periodontite

A periodontite é uma inflamação que passa a atingir não apenas o tecido gengival, mas também a estrutura óssea que dá suporte aos dentes. Quando agravante, pode levar à perda dentária em consequência de danificação no tecido ósseo de suporte. “Assim como a gengivite, o problema pode ser evitado por meio de uma boa higiene dental e, além disso, lembrar que é preciso realizar limpeza no dentista a cada seis meses, pelo menos”, orienta.

Quer saber mais? Clique aqui e confira a matéria completa!

 - REVISTA MAISJR

Foto: Unsplash

saiba antes via instagram @revista.maisjr