2.6 // POP & MÚSICA3.1 // LGBT

Show de Daniela Mercury e Pabllo Vittar no ‘Parada da Resistência’ na cidade maravilhosa

'Parada da Resistência' no Rio terá show de Daniela Mercury e Pabllo Vittar
Foto: Arquivo/Célia SantosDaniela Mercury e Pabllo Vittar abriram mão do cachê para participar do evento.

A 22ª edição da Parada da Resistência, Parada do Orgulho LGBT do Rio, a segunda maior do país, reunirá artistas conhecidos — que estão no topo das paradas — na orla de Copacabana, no próximo domingo. Participarão do evento Daniela Mercury, Pabllo Vittar, Preta Gil, Valesca Popozuda, IZA e Lexa. Segundo o Grupo Arco-Íris, todas as artistas abriram mão do cachê.

“Eles vão subir ao trio elétrico por amor à causa”, esclarece um porta-voz da associação. Neste ano, a campanha da Parada, que não recebeu apoio da prefeitura, defende o seguinte lema: “Resistindo à LGBTIfobia, fundamentalismo, todas as formas de opressão e em defesa do Rio”.

Diante da falta de verbas do poder público, organizadores do evento levantaram uma vaquinha online para custear os gastos com o desfile. Pela primeira vez, o patrocínio de empresas privadas e multinacionais, como Ambev e Uber, foram importantes para que a manifestação acontecesse. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) também apoia a manifestação.

“O grande desafio deste ano é colocar na rua o tema da Parada: a resistência. Num momento em que direitos são retirados, em que o fundamentalismo e conservadorismo avançam, colocar o terceiro maior evento da cidade na rua com esse mote e, ao mesmo tempo envolver artistas, a comunidade e vários movimentos sociais tem nos feito perceber o quão importante é todas as pessoas estarem unidas em um único propósito”, ressalta Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco-Íris.

Quem chegar à orla cedo pode aproveitar os serviços da ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ a partir das 9h até às 16h. “Há 13 anos a ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ tem o objetivo de criar uma maior aproximação com a sociedade e a comunidade LGBT, promovendo serviços essenciais e informações úteis sobre direitos e saúde.

A edição que tomará a orla da Zona Sul a partir das 9h também contará com a apresentação de dezenas de grupos musicais, além dos nomes mais conhecidos. Serão seis trios elétricos com shows de Lorena Simpson, Yann, Sara e Nina, Leila Maria, Cariúcha, Candybloco, DJ Paulo Pringles e Bloco Exagerado. Como tradição, Jane Di Castro abrirá o evento cantando o hino nacional. A bateria da Estação Primeira de Mangueira também vai participar.

saiba antes via instagram @revista.maisjr