1.0 // HOMEM1.1 // FAMOSOS

Spartakus Santiago faz a diferença por onde passa! Conheça-o!

Spartakus Santiago é um, mas é três. Como o próprio nome sugere, é um gladiador que carrega com si três das causas que mais desperta descriminação e intolerância. Ele é negro, gay e nordestino. O youtuber, formado em publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e em Direção de Arte pela Miami Ad School Rio/Nova York, despontou na mídia quando, em meados de 2017, postou um vídeo no Facebook sobre apropriação cultural e dois dias depois tinha mais de quatro milhões de visualizações e ele 12 mil seguidores. Em seu canal fala, majoritariamente, sobre questões sociais, raciais e LGBT do Brasil, buscando um maior entendimento sobre esses assuntos na internet. Mas sua multidisciplinaridade passa também por temas como representatividade, política, cultura geral e atualidades.

Entre suas conquistas está um vídeo de sua autoria (em parceria com Eduardo Carvalho e AD Junior) no qual dá dicas de sobrevivência durante a intervenção militar no Rio de Janeiro. A obra ganhou espaço na mídia internacional e está exposta no acervo permanente do MASP, museu até então conhecido por seu estilo clássico europeu. O mesmo vídeo rendeu a Spartakus a indicação na categoria Rio ao Prêmio Faz Diferença, do Globo, que reconhece o trabalho, a dedicação e o talento de brasileiros que, nas mais diversas áreas de atuação, serviram de inspiração para o país em 2018.

Em setembro começou a apresentar, no canal Futura, o Cineclube, programa em formato de temporadas que propõe discussões críticas baseadas em filmes “fora do eixo”, obras inéditas de países pouco retratados no cinema convencional.

Seu trabalho e audiência já o levaram, também, para os maiores canais de TV do país e para convites como palestrante. Em abril deste ano tornou-se colunista do programa Saia Justa, do GNT, no qual estará, semanalmente, expressando seu ponto de vista sobre temas variados e do Mídia Ninja, portal de resistência na luta pelo fortalecimento da democracia.

Seu canal no Youtube, criado em outubro de 2017, tem mais de 110 mil inscritos, já cumulando 70 milhões de views e seu perfil no Instagram é seguido por 154 mil “spartanos”, como chama seus seguidores.

saiba antes via instagram @revista.maisjr