3.0 // MANUAL3.1 // LGBT

Você está em dia com seus exames?

Um a cada três brasileiros tem o colesterol alto, há dois tipos de colesterol o bom e o ruim, o ruim todos temos que estar de olho pois em níveis muito altos pode causar serios problemas.

Ha também um outro tipo que atinge uma em cada 200 pessoas, elas tem colesterol alto por causa genética no mundo. O Brasil está dentro dessa estatística. A estimativa é de que exista, entre nós, um milhão de pessoas com o problema genético denominado Hipercolesterolemia Familiar ou HF. A disfunção que origina a hipercolesterolemia familiar, cuja principal característica é a taxa de colesterol muito alta, é de transmissão autossômica dominante, ou seja, dentro de uma família portadora da anormalidade 50% das pessoas serão afetadas.

Os portadores de hipercolesterolemia familiar têm níveis de colesterol LDL — o tipo que contribui para a formação de placas de gordura no sangue — 1,5 até quatro vezes maiores do que o apresentado por pessoas sem a disfunção genética. Se não forem tratadas, essas pessoas irão desenvolver problemas cardiovasculares e morrer precocemente de infarto. Calcula-se que 50% dos homens com Hipercolesterolemia Familiar terão infarto do miocárdio antes dos 50 anos. Entre as mulheres com hipercolesterolemia familiar, a probabilidade de um problema cardíaco grave como o infarto até os 50 anos é de12%; as chances do mesmo evento até os 70 anos são de 74%.

Você já fez seus exames de sangue esse ano para ver como está seu colesterol? Esse exame tem que ser feito todos os anos pois se soubermos cedo podemos tratar e evitar problemas mais sérios, cuide-se.

saiba antes via instagram @revista.maisjr